google.com, pub-9045096502410875, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

ANSIEDADE. DICAS SIMPLES PARA CONTROLAR AS EMOÇÕES.

Durante uma crise de ansiedade é comum que a respiração fique curta e rápida, provocando uma sensação de sufoco e falta de ar. 


Esse quadro gera desespero, pois entrando pouco oxigênio no corpo significa que as células estão sendo mal alimentadas, interferindo no bom funcionamento do cérebro e diminuindo a nossa capacidade de pensamento. A baixa ingestão de ar compromete também as trocas gasosas do organismo, uma vez que, inspirando pouco oxigênio, também será eliminado pouco gás carbônico e toxinas.

Uma dica super simples para controlar a ansiedade é através da respiração consciente. Dar preferência para a respiração diafragmática, ou seja, a respiração abdominal.


Na respiração pulmonar, a caixa torácica limita a quantidade de oxigênio que vai entrar no corpo e, automaticamente, é expelido pouco gás carbônico. Já quando a respiração é abdominal, entra muito mais ar e sai muito mais toxinas durante a expiração. Por ser uma respiração consciente e lenta, isso auxilia no tempo e no processo das trocas gasosas no interior das células, que acaba auxiliando, inclusive, o fluxo dos pensamentos, já que o cérebro também se beneficia desse processo. Com as células nutridas, o cérebro consegue raciocinar melhor e isso aumenta a capacidade de discernimento sobre qualquer assunto, principalmente se tratando de emoções.


E falando sobre emoções, aproveitar o que há de melhor nos óleos essenciais também ajuda nesse processo de tratamento. Óleo essencial de eucalipto e hortelã pimenta (menta piperita) auxiliam na respiração, óleo essencial de lavanda e as flores de um modo em geral, como a camomila, rosa e gerânio ajudam a acalmar e relaxar. Os cítricos ajudam nos processos digestivos e são estimulantes da alegria. Já o óleo essencial de cravo e melaleuca são ótimos para controlar dores musculares e combater bactérias e fungos. Consulte sempre um profissional para fazer o uso correto de cada óleo.


Por fim, lembre-se sempre de procurar ajuda médica, independente do grau da ansiedade. Fazer o acompanhamento com os profissionais especialistas no assunto, traz mais conforto e segurança para o paciente que precisa se sentir acolhido e cuidado.


Por Naila Silva Ribeiro, 12/07/2024


Posts recentes

Ver tudo

Sobre a dor crônica

A DOR é uma experiência pessoal que é influenciada por fatores biológicos, psicológicos e sociais. Através das suas experiências de vida,...

Comentários


bottom of page