google.com, pub-9045096502410875, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Qual tipo é a sua dor de cabeça?

Dor de cabeça por tensão muscular, enxaqueca por estresse emocional, dor de cabeça por aumento da pressão arterial. 


É relativo falar em dores de cabeça e tratamentos, já que elas surgem por diversos motivos. Antes de iniciar qualquer tratamento ou indicar qualquer medicação ou fitoterápico, é de extrema importância identificar a região exata da dor e o que a provocou. Pontuar se a dor é frontal, parietal, occipital, se é uma dor latejante, pulsante, aguda, por pressão, se ela provoca tontura, se interfere na visão ou raciocínio, se piora com movimentos da cabeça. É possível que seja causada por disfunção da região mandibular, ou por labirintite, por vista cansada, contração da musculatura do trapézio ou até mesmo por problemas nos dentes.


Na prática de Medicina Tradicional Chinesa, para realizar um diagnóstico mais preciso, os profissionais se utilizam, além da ficha de avaliação, também a pulsologia, inspeção da língua, dos olhos, olfato, paladar, queixa principal, palpação e também a inspeção das orelhas. Para os orientais, uma mesma patologia se manifesta de diversas formas em pacientes distintos, por isso a importância de olhar a pessoa individualmente e em seus detalhes. 


As extremidades do corpo trazem muitas informações sobre a vida do paciente e, da mesma forma, oferecem muitos caminhos para os tratamentos e acompanhamento da doença ou dor. E, por falar em dor, a MTC ensina que “dor que dói muito” quando é pressionada, significa algum excesso energético no local. E “dor gostosa”, aquela dor que alivia quando é pressionada, significa que há algum tipo de deficiência no meridiano (canal energético) que passa naquela região. Nesse último caso, o repouso ajuda a melhorar consideravelmente o quadro e a atividade piora.


Por isso é importante Identificar o tipo de dor de cabeça que está acometendo o paciente, para ter um norte durante o tratamento, para ser mais assertivo na técnica utilizada, seja com aplicação de acupuntura, moxabustão, auriculoterapia, shiatsu, ventosaterapia, aromaterapia, fitoterapia (através dos usos das ervas em chás, compressas e inalação), medicação em casos médicos e até atividades de fisioterapia para soltura e relaxamento da musculatura anexa.


Para saber qual é a sua dor de cabeça, procure um profissional da área da saúde e nunca faça uso de medicamentos sem acompanhamento médico, isso pode agravar seu estado de saúde.


Naila Silva Ribeiro, 23/07/2024

Posts recentes

Ver tudo

Sobre a dor crônica

A DOR é uma experiência pessoal que é influenciada por fatores biológicos, psicológicos e sociais. Através das suas experiências de vida,...

コメント


bottom of page